segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DA BOA MORTE EM CACHOEIRA

Dia 13 de agosto: às 19 hs: Procissão com traslado da Imagem de Nossa Senhora da Boa Morte para a capela da sede, onde será celebra missa em memória das irmãs falecidas. Em seguida, as irmãs, familiares e convidados participam da Ceia Branca. Um jantar à base de peixes e frutos do mar, acompanhado pão e vinho. O dia da Ceia Branca também é marcado pelas roupas brancas que as irmãs trajam em sinal de luto.


Dia 14: Às 19h: Missa na capela em memória da Virgem Maria, seguida de procissão que simboliza o enterro de Nossa Senhora.

Dia 15: O ponto alto da festa religiosa. Neste dia, a partir das 9 hs será celebrada missa da Glória em louvor a Assunção de Nossa Senhora. Após a missa, saída da procissão com a imagem de Nossa Senhora da Glória, simbolizando a ressurreição da Virgem Maria. Para celebrar a ressurreição da Virgem, as irmãs vestem o traje da gala (saia plissada de seda, bata rendada branca, torço bordado branco), calçam as sandálias brancas e usam seus colares dourados e contas multicoloridas, além de brincos e pulseiras. O xale de veludo duas faces (preto e vermelho) que faz parte da beca deixa à mostra a face vermelha em sinal de alegria. Encerrada a procissão, as irmãs retornam para a sede com andor de Nossa Senhora. Depois, elas vão para o salão dançar valsa, ainda vestidas com o traje de gala. Em seguida, trocam de roupa e vão sambar junto com populares. Enquanto isso é servido um farto banquete para todas as pessoas presentes com feijoada, carne assada, saladas e arroz.

No dia 16: às 18 hs, a sede da Irmandade é aberta para as irmãs servirem ao público pipoca e cozido de carnes, verduras e pirão. Tudo isso animado com samba de roda. No dia 17, no mesmo horário, as irmãs oferecem aos visitantes, caruru e mungunzá, também com a animação do samba de roda.

Nenhum comentário: